
Marcelo Bonfá

Marcelo Augusto Bonfá, nasceu em 30 de Janeiro de 1965 em Itapira, interior de São Paulo.
Filho de um sociólogo funcionário do Banco do Brasil, Bonfá foi parar em Brasília por acaso, numa das andanças do pai. Fez o segundo grau num daqueles colégios pejorativamente chamados de boate, fez um curso profissionalizante de Publicidade e nunca precisou trabalhar, a não ser como baterista da Legião Urbana. Mas, antes de formar a Legião ele tocou com Blitz 64 e Dado e o Reino Animal junto . Formou a Legião junto com Renato Russo em 1983.
Assim como Renato Russo, Marcelo tinha uma personalidade forte, então o relacionamento entre ele e Renato não devia ser muito fácil. Além das diferenças de personalidade, a droga foi outro fator que contribuiu muito para as guerras de nervos. Que Renato teve problemas com álcool, todo mundo sabe. Mas que Marcelo foi fundo demais no consumo de maconha e, segundo ele, se tornou dependente de THC (substância da Cannabis que age sobre os neurônios), o baterista revela num momento de absoluta reflexão. Foi sua mulher que o ajudou a sair do vício.
Hoje, Marcelo Bonfá mora num condomínio na Barra da Tijuca, no Rio, e passa a maior parte do tempo lá, sempre descalço e vestindo camiseta e bermuda jeans. Lá ele tem um pequeno estúdio, que comporta sua bateria, um teclado, um computador e uma série de equipamentos de alta tecnologia, como sequencers e samplers.
No ano de 2000 Marcelo Bonfá lançou seu primeiro trabalho solo, O Barco Além do Sol, pela gravadora Trama, tendo vendagem superior a 30.000 cópias. Em 2004 lançou o seu segundo trabalho solo intitulado Bonfá + Videotracks distribuído pela EMI. O último álbum solo se chama Mobile e foi lançado em 2007 no formato digital. Em todos seus discos solos, Bonfá contou com a parceria do letrista Gian Fabra.
Tem um filho, João Pedro Bonfá, também músico, fruto de seu relacionamento com a atriz Isabela Garcia.
